Antigas Dietas (Dietista)

Como disse ontem, e acho que pode ajudar muitas pessoas, vou colocar aqui a dieta que eu ando a fazer =) Vai ser longo, mas é o primeiro... hang in there!

Foi elaborada por uma DIETISTA , como tal, equilibrada ela é, podem-me vir dizer que é baixa em calorias, é baixa nisto, naquilo ou no outro, mas para mim funciona como eu quero - não tenho fome, consigo fazer facilmente (e levar as coisas para comer no carro) e simples. Pode não ser é para todos os bolsos - depende do que compram ou comem regularmente.


REGRAS
São recomendações que normalmente deviam ser aplicadas no dia a dia (as primeiras 5) para o resto da vida!! São as bases de uma alimentação saudável. Idealmente, todas as que estão aqui devem ser seguidas como deve ser se quiserem ver resultados. Se não cumprirem, não se podem queixar de sentir fome ou de não verem resultados.
1) Pesar de 2 em 2 semanas, na mesma balança, com a mesma roupa (se tiverem vestida) à mesma hora. A dieta proposta é para ser feita durante 2 ou 3 semanas, daí este o tempo proporcionado entre pesagens.

2) Mastigar devagar (guilty =P) Esta ainda é uma pequena dificuldade para mim... acho que não como muito rápido, mas por vezes o estágio obriga a que me despache a comer - enfim...

3) Beber 2L de água por dia - este toda a gente sabe... ajuda a desintoxicar, depura o organismo... E não é tão dificil como parece ;) Ah! E inclui o chá.

4) Comer de 2 a 3 horas. Este é religioso!! O interesse é que nunca cheguem a sentir fome :) É um bocadinho contra o intuitive eating, sim, mas a verdade é que ainda não consigo perceber bem os meus níveis de saciedade e de fome, por agora isto pode ajudar (costumo esperar um bocadinho até ter fome)



5) Praticar exercicio físico com regularidade - no minimo, uma caminhada que seja de 30 minutos por dia. Quem consegue implementar corridas, ginásio, aulas, etc serve!! E por favor, são 30 minutos do vosso dia... nem que seja um "walk in place"!! Dar pontapés para a frente durante 30 minutos com uma musica ritmada ou enquanto vêm a novela lol. Ou então "jogging in place", do género imaginar que estão a saltar à corda (sem corda) ou saltar à corda se tiverem espaço em casa para isso! Ou yoga!! Não interessa, mexam-se - o corpo agradece ;)

6) Nunca deverá comer fruta às principais refeições ou isoladamente. Pois, este não sei explicar bem porquê... A verdade é que quando comecei, não comia fruta nenhuma. Ponto. Por isso foi fácil obedecer (Daí os 90Kg, preferia outros doces). FRUTAS PERMITIDAS - Pêra, Romã, Maçã, Kiwi, Ananás, Cereja, Alperce, Pêssego, Morangos e outras bagas (uma tacinha), Laranja e outros citrinos, Abacaxi, Nêspera e Melancia. Sim, não há banana nem melão, mas existem muitas outras escolhas. Não é proibido - nada é proibido, podem comer se quiserem, não são prometidos são os mesmos resultados ou se funciona até...

Não se preocupem!! De vez em quando, há espaço para a sobremesa ;)
 7) Fazer uma refeição livre por semana. É uma refeição! Não é um dia!! Com tudo o que tem direito, com tudo o que gosta, não interessa se é comida de pequeno almoço ou uma garrafa de vinho toda para si - COMA e BEBA!! Não só ajuda moralmente para a semana, mas também aumenta os níveis da leptina - por assim dizer, dá um "boost" no metabolismo sem querer, para que o corpo perceba que não estão a passar fome :) E aquele pãozinho com manteiga torrado, aquela pizza ou aquela lasanha que de vez em quando aquece a alma...! E aquela torta/bolo/gelado...! ;) Mas como é óbvio, se fizer um bolo de chocolate, não o coma todo! Pense como um jantar fora, com tudo o que tem direito - entrada, prato principal,sobremesa e bebida - o que mais gosta, até se sentir saciado ou saciada. Pode ser? =)

8) Tomar uma vitamina por dia. Bem, esta pelo menos é o que me disse como sendo melhor... e a verdade é que sou obediente nestas coisas - quando quero, quero muito, e vou até ao limite. Mas são CARAS!! As vitaminas aconselhadas são os tónicos cerebrais liquidos que se vendem no Celeiro e nalgumas parafarmácias... Tipo o Lucidus, ou Procerebrum... Se quiserem empenhar mesmo a sério - força! Senão, podem tentar o Centrum, mas não sei se é a mesma coisa... Ou podem nem tentar, mas aí não sei como se vão sentir em relação à fome e etc... Esta é opcional, diguemos, mas recomendada.

DIETA

Esta dieta que vou passar aqui é antiga, quando era só estudante de básico. Estamos a falar de actividade física minima (só mesmo as caminhadas de 30 minutos, o resto do dia era passado sentada, com pequenos intervalos - a média do dia a dia da maior parte das pessoas) e excesso de peso (ou seja, mais fácil de perder peso). No inicio pode ser dificil, mas depende do que é que querem realmente... Perder peso? Ou ficar como estão? Isto não é para sempre, e lembrem-se que o corpo resiste à mudança!! Ele vai tentar ao máximo ficar como está...porque é como ele se sente confortável... mas será assim que vocês se sentem bem? Tentem... não perdem nada, talvez um quilo ou outro ;)

1ª DIETA
      Peq. Almoço - 1 copo de leite magro com 1 fruta e a vitamina; Café sem açucar se gostarem (podem beber café à vontade, mas se depois à noite não dormirem, não me culpem, lol)
                            ATENÇÃO:  O meu pequeno almoço nestas ultimas 2 semanas foram 5 colheres de sopa (bem cheias) de cereais tipo fitness, Special K ou All Bran (simples ou de chocolate, não aqueles com mel ou com frutas) com um copo de leite magro - foi o suficiente para me manter pelos exercicios todos que fazia e sem fome =) Também tenho outra que são 3 colheres de sopa cheias de papas de flocos de aveia (da marca Kholin, acho eu, a venda no Celeiro) com leite e aquecer até formar papa - estes dois pequenos almoços aqui eu uso quando sei que o exercicio pode ser intenso. Eu deixei de usar a whey porque achei que eram mais quimicos que estava a por para dentro do que outra coisa, mas quem tenha uma de qualidade pode acrescentar ;)

      M. Manhã - 1 iogurte magro (pode ser liquido, sólido, de polpa, aroma, etc, mas evitem os de cheesecake e os de chocolate e afins... Adagio, Mimosa, Corpos Danone, Sveltesse, Marca branca, não interessa)

      Almoço - Carne ou Peixe com verduras e farináceos (Podem ser cozidos, grelhados, assados, estufados ou guisados. Nos ultimos 3 evitem o molho, é claro. Podem usar azeite, mas não para cozinhar, só para temperar salada ou legumes (sem regar)! O azeite não deve ser aquecido - invistam em bons tachos anti-aderentes. Carnes e Peixe podem ser quaisquer uns, assim como as verduras, sem limite de quantidade - é comer até se sentirem saciados. Leguminosas como o feijão não são aceites! Em relação aos farináceos, só pode ser ou arroz (qualquer) ou batata (qualquer - branca, doce, etc) - uma forma de arroz (mais ou menos 2 colheres de sopa) ou uma batata média assada ou cozida. NADA DE MASSA!Se quiserem, podem saltar os farináceos - a perda de peso é maior, mas sabem tão bem, e a meu ver são importantes fontes de energia =))

      M. Tarde I - 1 tosta da Diese (algas, normal, sésamo) com 1 queijo magro (triângulo, fatia, bolinha Babybell).

      M. Tarde II - 1 iogurte magro

      Jantar - Carne ou Peixe com verduras (nada de farináceos ao jantar!! este aqui é importante =)) OU sopa sem batata - 1, 2, 3, 4 pratos de sopa - até ficar saciado!

      Ceia - 1 a 2 tostas da Diese com queijo magro/queijo fresco magro/requeijão light e um chá (chá pode ser qualquer um, mas evitem o preto. O chá "Celulite", à venda no celeiro (uma caixa rosa) é óptimo a meu ver... não só em sabor como em qualidades drenantes! Mas também tem o rooibos... o vermelho... e o verde, se não tiverem problemas com a cafeína. É para beber PELO MENOS meio litro por dia - quem gosta de acrescentar à tarde para se sentir saciado, ou de manhã, pode a vontade. Mas podem beber a quantidade que quiserem acima do meio litro).

Sim, são 7 refeições... e supostamente, não é para saltar nem uma!! Nem que não tenham fome, ou que não tenham tempo... É aqui que acho um pouco contra o intuitive eating, porque não estamos propriamente a ouvir o corpo por inteiro... mas também falo por experiência propria - eu quase sempre sinto um pouco de fome quando já vou comer... como muitas refeições por dia, mas são poucas calorias. Além disso, mantém sempre o organismo a correr e o metabolismo a funcionar - um "flow" de calorias constante =)


Podem comer pastilhas elásticas se tiverem aquela necessidade de mastigar algo, mas evitem os rebuçados sem açucar - tem nata, é melhor não.
Se sentirem fome ainda assim, podem comer cenouras cruas, sopa sem batata, ou repetir o iogurte da tarde.


Comigo funcionou na altura muito bem mesmo - como tinha muito peso a perder, da primeira vez que fiz num mês (calhou em Agosto, foi o verão a fazer esta dieta) perdi 5Kg... e na ultima semana andava a comer gelados todos os dias!! Depois, andei a perder entre 2Kg e 3Kg a cada 2 semanas... Tinha um metabolismo tão bom...! :'D

Mas pronto, isso é passado, normalmente, são capazes de perder entre 1Kg e 2Kg por cada 2 semanas, o que a meu ver não é nada mau.

Isto agora depende da força de vontade de cada um e do que realmente querem... Isto não é para fazer à maluca - na altura tinha 1.73m, e o peso apontado era os 65Kg, para oscilar entre os 63 e os 67Kg, em que o minimo seriam os 61Kg. Neste momento, com 1.755m, ela aponta para os 65Kg também, e que o peso deve oscilar entre os 64Kg e os 66Kg... IMC entre os 20,7 e os 21,3, portanto.

Amem o vosso corpo sempre...! Depois, lentamente mas com certeza, vão fazer sempre as escolhas que são melhores para ele e para se sentirem bem convosco mesmas ;) Sintam-se bem acima de tudo! Mesmo que não seja o peso ideal! Esse acaba por chegar quando fazemos o melhor por nós ;)

É claro que a balança não é tudo, e não dita as regras - é preferivel ter musculo que so gordura, e o peso pode variar muito ai, o importante é que se sintam bem com o que fazem e como se vêm ao espelho. ;) Pode ser um pouco contra o que disse acima de força de vontade para mudar... mas eu faço isto, porque já estive no peso ideal com o corpo definido... e sei muito bem como me senti ai, daí que estou a fazer tudo para voltar, por muito dificil e desconfortável que seja agora, vai valer a pena! É como me sinto bem... e é dessa maneira que me quero sentir para o resto da vida :D

E isto, é tambem para as dietas não vos subirem à cabeça - não quero ser a culpada de entradas em anorexias ou coisas malucas! Quando gostamos de nós, fazer dieta ou exercicio se precisarmos é uma coisa natural, que fazemos com gosto, e não uma obrigação =)

Beijinhos, e experimentem! São só 2 semanas... o que é que custa?! ;)

E seguir pela DIETA 2 ;)

10 comentários:

  1. gostei da tua dieta :)! só não percebo o pequeno-almoço...devia ser mais completo não? é a refeição mais importante do dia, depois de horas em jejum, só bebes café e leite?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda acrescenta a peça de fruta =P Mas sim, parece que continua a faltar qualquer coisa, é verdade;

      Ainda assim, esta é a dieta para quando não se faz nada senão estar à sombra da bananeira (só uns 30 minutos de caminhada ou jogging) =P

      Eliminar
    2. Fiz um edit na parte do pequeno almoço - é capaz de se perceber melhor :)

      Eliminar
  2. ah ok :) eu não tinha percebido que comias papas ou cereais...assim sim :) achei que café com leite era mesmo demasiado pouco!

    ResponderEliminar
  3. Não concordo muito na parte de não poderes comer o molho dos estufados. Se for feito em cru com azeite, tomate, cebola e cenoura porque não? É um molho saudável :)

    Estavas a referir-te aos estufados tipo em cebola frita?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, não, e mesmo por conta do azeite!! =)
      Estava a começar a entrar num ciclo de binge eating e bulimia, e esta dieta é para perder os 4 quilos que ganhei com esse padrão destrutivo, voltar a por na cabeça o que é comer saudável, mas ter em conta que há certas coisas que deves deixar de lado quando se quer perder peso e quando se quer ganhar =) No meu caso, é perder, por isso posso temperar com azeite, mas não exagerar ;)

      Em princpipio no inicio de Abril começo a manutenção e aí já posso comer um bocadinho dos molhos sem stress ;)

      Eliminar
    2. Não percebi ainda se devo comer o molho ou não. Porque que este faz mal? É calórico? :/

      Eliminar
    3. O molho pode ser comido à vontade se quiseres manter o peso! =)

      Quando se quer perder peso é que se deve ter um bocadinho mais de cuidado com estes pequenos detalhes, o azeite é uma gordura muito saudável, mas não deve ser abusada quando se quer perder peso! Posso é temperar a salada ou a batata/arroz com uma colher ou duas do molho, em vez de usar azeite, mas deves preferir sempre o mais natural, sem ter sido exposto ao calor =)

      Eliminar
    4. É que eu sempre comi um peixe cozido que a minha mãe costuma fazer que leva cebola um fio de azeite pois o tomate e a cenoura já largam o proprio suco depois passa isso em varinha mágica e já está :)

      http://receitinhasmm.blogspot.pt/2012/05/filetinhos-de-pescada-com-molho-grosso.html é tipo esta mas com menos azeite pois normalmente é uma dose para 2 pessoas :)

      Eliminar
  4. E isso é óptimo!! É super saudável, não tens de te preocupar ;)

    ResponderEliminar